segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

BULLYING: Respeito vira lição na escola

Do jornal "A Tribuna" de 25/02/2012, em reportagem de Lis Trancoso

Colegas de Roliver dos Santos, de 12 anos, que morreu após sofrer humilhações no colégio, tiveram aulas sobre o valor da vida

Os dois dias de aula na Escola Municipal Rita de Cássia Oliveira, em Resistência, Vitória, após a morte do aluno Roliver de Jesus dos Santos, 12, foi marcada por momentos de reflexão e aulas sobre respeito e o valor a vida. 

No último sábado o estudante se enforcou e morreu no domingo. Segundo afirmações da mãe, Josélia Ferreira de Jesus, o filho cometeu suicídio porque teria sido humilhado e empurrado por colegas durante uma festa de Carnaval no colégio, no dia 17 de fevereiro. 

De acordo com o diretor da escola, Valentim Bastos Fernandes, assim que os alunos do turno matutino, período em que Roliver estudava, chegaram no colégio na última quinta-feira, todos foram reunidos no pátio para refletir sobre a tragédia. 

“Esse é o meu primeiro ano como diretor na escola e estava fazendo um trabalho para mudar o comportamento dos alunos em relação às brincadeiras e humilhações. Com a tragédia, decidi reunir os alunos e alertar sobre os perigos do desrespeito”, revelou. 

O diretor acrescentou que nas salas de aula os professores também reservaram um tempo para conversar com os alunos sobre o sentido da vida.“Hoje (ontem), os professores deram uma aula sobre respeito, sentido da vida e o perigo das humilhações. Colocamos todos para refletir que cada um tem as suas diferenças e elas devem ser respeitadas sempre”. 

Ele acrescentou que no ano passado a escola havia feito um trabalho sobre combate ao bullying, e que esse ano o trabalho será feito novamente. 
“Toda a equipe da escola estava focada em novos trabalhos para evitar esses conflitos entre os alunos. Infelizmente, é uma pena que essa mudança de comportamento não deu tempo de ajudar o Roliver. Ele era um aluno incrível, ficamos todos sentidos”. 

Sobre as motivações alegadas pela mãe do aluno, que teriam motivado a sua morte, o diretor afirmou que em nenhum momento durante a festa houve confusão entre os alunos. 
“Colocamos todos num espaço reservado, para que todos ficassem sob observação e em nenhum momento os professores perceberam alguma confusão ou provocação.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário