A população compareceu à praia de Camburi, na noite do última sábado (31), para participar do movimento Hora do Planeta 2012. Das 20h30 às 21h30, as luzes da praia e do calçadão foram apagadas, no trecho entre o píer de Iemanjá e o 2º quiosque da praia.
Vários prédios da orla, localizados neste trecho, também aderiram ao movimento e desligaram suas luzes, inclusive de portarias, assim como aconteceu com outros locais e monumentos importantes da capital.
Em Camburi, para festejar o movimento, houve a apresentação da bateria da Escola de Samba Piedade e alunos das EMEF's Éber Louzada Zippinotti e José Áureo de Monjardim. Os 35 alunos das duas escolas apresentaram a dança "Filhote do Filhote", em círculo e tendo o globo terrestre ao meio. Elas também chamaram o público presente a entrar na roda e dançar juntos.
A professora Fátima Aguirre, responsável por ensaiar os alunos, falou sobre a dança e o momento. “A dança circular independe de sexo ou de saber dançar. É um ritmo terapêutico, no qual se quer ser feliz no planeta”.
Também esteve animando e chamando a atenção de quem passava em Camburi a bateria da Piedade. Para o mestre Tião, que conduziu a bateria da terceira colocada no carnaval deste ano, foi importante participar do movimento que visa chamar atenção para recursos como a água e a energia.
“É importante que as pessoas não desperdicem o que temos no meio ambiente. A luz e água são importantes até para mantermos o samba”, ressaltou, enfatizando que o ambiente não polui ou estraga, mas quem faz isso é o homem.
A Hora do Planeta, como explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Sueli Tonini, o evento é um ato simbólico, realizado em todo mundo pela Rede WWF, e o cidadão pode demonstrar sua preocupação com o aquecimento global, apagando as luzes por uma hora.
Fonte: Diário de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário