quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sistema de Gestão Escolar: tecnologia a favor da educação municipal


A educação pública na capital capixaba vem evoluindo nos últimos anos tanto em investimentos quanto em qualificação. Unidades de ensino modernas e adequadas às demandas de alunos e profissionais elevam Vitória a um patamar de destaque na gestão do ensino infantil e fundamental.
Além de equipamentos modernos e estruturas que favorecem o aprendizado, a integração e a cidadania, a rede municipal de educação conta com uma importante ferramenta tecnológica: o Sistema de Gestão Escolar (SGE).
A partir de sugestões da Secretaria Municipal de Educação (Seme), das direções das unidades de ensino e dos profissionais da área, o sistema foi construído de forma compartilhada pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), atendendo as especificidades e diversidades das unidades da rede.

Colocado em prática em 2010, através de um projeto piloto na Emef Adevalni Sysesmundo, em Jardim Camburi, o SGE mostrou-se extremamente eficiente. O marco inicial foi a realização da rematrícula on-line, com a participação direta de 751 pais e responsáveis. Logo o sistema foi aplicado a outras 14 escolas municipais de ensino fundamental, beneficiando quase 10 mil alunos.

Ele atende às áreas administrativa, educacional e gestão da escola. Através da ferramenta, a secretaria realiza matrícula e rematrícula, define horários de aulas e calendário escolar, disponibiliza as pautas para professores, além de manter atualizado o cadastro dos alunos, com notas e desempenho, entre outras ações.
Também permite a integração com o sistema "Educacenso", do Ministério da Educação, para atualização do censo escolar nacional e fornecimento de dados para que a Secretaria de Educação de Vitória avalie resultados e defina ações.
Ainda neste ano de 2012, 15 novas escolas vão passar a trabalhar com o Sistema de Gestão Escolar. A capacitação e formação dos profissionais já estão acontecendo, e a expectativa é de que até o fim do anos essas unidades já executem suas ações e processos através do SGE.
fonte: Diário de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário