domingo, 6 de maio de 2012

São Pedro: um bairro organizado a partir do lixo


A região de São Pedro, no lado norte/noroeste da Ilha de Vitória, surgiu em setembro de 1977. Antes, o local era formado por sítios, pequenas fazendas e a Ilha das Caieiras, uma pequena comunidade de pescadores que vivia, dentre outras atividades, da pesca, catação de mariscos, e da produção de cal a partir das conchas. 
Até fins dos anos 70 a região recebeu grande contingente populacional, atraída pela falta de moradia e um lixão que se constituiu em meio de sobrevivência de muitos. 
Nos anos 80 veio a  organização popular e a pressão pela urbanização da área. O que inspirou o jornalista Amylton de Almeida a produzir o documentário "Lugar de toda pobreza", que a época do seu lançamento foi proibido de ser exibido pois, comprometia o governo dos militares. Só veio a ser exibido bem depois, assim mesmo, apenas para alguns estados. As cenas de homens, mulheres, crianças e animais disputando comida no lixo ainda hoje são de grande impacto e chocaram o mundo. As imagens chegaram ao Vaticano e comoveram até o Papa João Paulo II que, quando esteve em Vitória fez questão de conhecer o bairro. "Lugar de toda pobreza" mostra a luta de pessoas que encontraram no lixo seu principal meio de sobrevivência, se organizaram e a partir de então, a região começou a receber urbanização.


2ª Parte - Nasce a associação
3ª Parte - Os posseiros
4ª Parte - Lixo hospitalar
5ª Parte - O futuro

Veja um histórico da região aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário